Face ao grave momento em termos dos riscos de contágio e de avanço do Coronavírus (COVID-19), o Colégio Santa Doroteia se reúne com professores para disponibilizar atividades online.
Clik aqui

CENTENÁRIO DE HISTÓRIA

Uma história que inspira!
Educar, um gesto de amor que fica para sempre

Atividades
Complementares

Ballet, Natação, taekwondo, judô ,Patinação , Dorovest (Pré vestibular) e Banda Marcial

Educação
Formação

Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

Educadores Dorotéia.

O Doroteia sempre prezou pela qualidade de seus educadores. Oferecendo as condições ideais para que eles possam desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível.

Eventos do
Dorotéia

Todos os eventos, noticias e Destáques você encontra aqui!

  • Congresso de educação

    18/06/2019

    O Doroteia sempre prezou pela qualidade de seus educadores. Oferecendo as condições ideais para que eles possam desenvolver seu trabalho da melhor m...

HISTÓRIA
SANTA DOROTÉIA

Somos uma congregação internacional, localizada em vários países e, no Brasil em vários estados que evangeliza por meio da educação, inspirada nas intuições Pedagógicas de Santa Paula Frassinetti.

  • Missão

    Educar o aluno pela via do coração e do amor, à luz dos valores evangélicos e dos princípios de Santa Paula Frassinetti, visando à formação do cidadão consciente, construtor do próprio conhecimento, capaz de conviver com as diferenças e de responder, crítica e criativamente, às necessidades do mundo atual

  • Visão

    O Colégio Santa Dorotéia é uma escola inserida na realidade sociocultural, referência em EDUCAÇÃO para o século XXI. Nossa escola prioriza a excelência na formação integral do aluno, para que ele se realize como pessoa e se comprometa com a transformação social

  • Valores

    O modo de educar das Irmãs Dorotéias, inspirado na pedagogia do Evangelho e na intuição pedagógica de Paula Frassinetti, fundadora do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia, tem como finalidade a formação integral e progressiva da pessoa em todas as dimensões. Procura cuidar da formação nas três dimensões essenciais da pessoa: No que respeita à dimensão individual, pretende-se formar para: a liberdade e a responsabilidade; a originalidade pessoal apoiada numa atitude crítica e criativa; a autonomia. Na dimensão social ou comunitária, procura educar para: o respeito pelas ideias dos outros; a solidariedade com o mundo em que vivemos, de modo especial com a comunidade circundante; o compromisso na construção duma sociedade mais humana e mais justa; a participação e o serviço; a justiça; a complementaridade. Em relação à dimensão transcendente, esta Instituição parte da concepção de homem como ser aberto ao transcendente e parte, também, do desejo de ajudar todos os formandos, independentemente da faixa etária e da crença. Pretende proporcionar a descoberta desta dimensão como elemento de leitura/interpretação da realidade pessoal, dos outros e do mundo.

  • Quem Somos

    Somos uma congregação internacional, localizada em vários países e, no Brasil em vários estados que evangeliza por meio da educação, inspirada nas intuições Pedagógicas de Santa Paula Frassinetti e no carisma da CONGREGAÇÃO DE SANTA DOROTÉIA.

  • Infraestruturas

    02 quadras, auditório, piscina de adulto e infantil, espaço gourmet, Sala de dança, Videoteca, capela, parques infantis, Laboratório de informática, Laboratório de ciências , Biblioteca, sala de artes marciais, Psicologia, e coordenação.

  • Objetivos relacionados ao CSD

    Valorizar a atitude dialógica, participativa e ética de todos os sujeitos do processo educativo. Contribuir para a busca de sentido e direcionamento da vida. Oferecer à comunidade educativa condições de experimentar e praticar a cidadania através de uma educação de excelência acadêmica e humana.

  • Historia

    No ano de 1919, era então Bispo de Pesqueira D. José de Oliveira Lopes, pastor preocupado com a formação humana, cristã e católica da infância e da juventude. Conhecedor do trabalho feito pelas Irmãs de Santa Dorotéia, escreveu à Madre Geral, pedindo o envio das irmãs para a sede da Diocese. E, em 12 de abril de 1919 no qual foi, para alegria nossa, de pronto atendido. Era Provincial da época a Madre Júlia Cassina. As primeiras Irmãs que aqui chegaram foram: Madre Maria Arminda Rodrigues (Superiora), Madre Elvira Vianna, a aspirante Zulmira Braga, a postulante Carmem Gentil e a Irmã Christovam Maria. As mesmas vieram acompanhadas da Madre Antonietta Zanonni, secretária da provincial. Não tendo ainda casa própria, foram hospedadas gentilmente na residência de D. Marieta Didier Pitta, figura marcante na cidade. Nesse mesmo ano, começa a árdua tarefa das irmãs - Educar à Luz do Espírito Santo. O Sr. Bispo, alugou 2 prédios, situados à Av. Cel. Carlos de Britto (estava fundado o Colégio Santa Dorotéia). Ai permaneceram até o ano de 1926. A matrícula nesse 1º ano foi de 52 externas. Também nesse ano faleceram de febre tifo 3 jovens religiosas: Madre Joaquina Fernandes, Carmosina Rocha, Georgina Gomes. As outras Irmãs voltaram em setembro desse mesmo ano (1926) À Casa Provincial. Incansável que era o nosso Pastor, fez retornar à cidade as Irmãs em fevereiro de 1927. A construção do atual colégio foi dirigida pelo Major Cândido de Brito, prefeito da época, auxiliado pelo Sr. Praxedes Didier. As Dorotéias instalaram-se nesse prédio, em 3 de junho de 1927, até os dias de hoje. De todas as partes do interior do estado chegavam moças para ali bem se instruirem. Na década de 70 passou o colégio a admitir meninos (não mais como colégio interno), o que aumentou ainda mais o número de alunos

Informações de
Contato

Localização Dorotéia no google Maps

(87) 3835-1728 / (87) 99992-1030 | | Av. Ézio Araújo - Centro, Pesqueira - PE, 55200000 | | Seg - Sex 7:00 - 17:00